figado

O que uma pedra na vesícula pode causar?

Os cálculos biliares, também chamados de pedras na vesícula, podem causar diferentes sintomas e problemas de saúde, dependendo de onde estão localizados e do bloqueio que provocam. A maioria das pessoas com pedras na vesícula não sente nada, mas, quando os sintomas aparecem, eles podem incluir uma dor repentina no lado direito superior do abdômen ou na parte central superior do abdômen, conhecida como “cólica biliar”.

As complicações mais comuns das pedras na vesícula são:

  1. Colecistite aguda: uma inflamação da vesícula biliar que ocorre quando uma pedra bloqueia o canal da vesícula.
  2. Pancreatite biliar: uma inflamação do pâncreas, causada pela obstrução do canal principal da bile por uma pedra.
  3. Colangite ascendente: uma infecção no canal da bile que ocorre quando há bloqueio e a bile não consegue fluir corretamente.

Complicações menos frequentes incluem:

  1. Síndrome de Mirizzi: ocorre quando uma pedra fica presa e bloqueia o canal da bile, causando icterícia (amarelamento da pele).
  2. Fístula colecisto-coledocal: uma abertura que pode se formar entre a vesícula e o canal da bile quando uma pedra perfura o canal.
  3. Íleo biliar: uma obstrução no intestino causada pela migração de uma pedra para o intestino delgado.

Além disso, as pedras na vesícula podem estar associadas ao desenvolvimento de neoplasias do trato gastrointestinal, como a neoplasia da vesícula biliar.

O tratamento para os sintomas de pedras na vesícula geralmente é a cirurgia para remover a vesícula biliar, chamada colecistectomia laparoscópica, que é a opção de tratamento mais comum.